Opinião

Sobre coisas boas da internet – parte 1

Sim, a internet tem tanto de bom como de mau. Sim, a vida era muito diferente antes do apogeu das novas tecnologias. Sim, hoje relacionamo-nos de forma radicalmente diferente e muitos de nós ainda estão a harmonizar com esta nova forma de ser. 

Alguns irão certamente defender que, no que à internet diz respeito “mais” com “mais” dá sempre “mais”, respeitando-se assim as regras dos sinais, enquanto outros irão jurar a pés juntos que neste caso assistimos a uma clara inversão de valores e “menos” será sempre “mais”.

Pois não é sobre nada disso que hoje vos escrevo mas antes sobre como a intercepção entre o mundo digital e o nosso mundo real pode traduzir-se num encontro com finais felizes.  Este é o início de uma lista que comecei há alguns anos e que (sobre)vive nos rascunhos de um velho caderno de notas:

Relatório meteorológico de David Lynch 

Ok, não vivemos em Los Angeles e confesso que muitas vezes dou por mim a ver o tempo do dia anterior. Mas é o David Lynch, o mestre dos pesadelos estéticos a declamar o estado do tempo.

Base de dados online This person doesn’t exist

Um site que tem tanto de hilariante como de assustador. Criado por um ex-engenheiro da Uber, tem como objectivo chamar a atenção para o poder e potencial da inteligência artificial. Guardo para os dias mais voyeristas, quando quero espreitar o futuro. https://thispersondoesnotexist.com/

Vídeo “I Need Colour” de Jim Carrey

Para rever muitas vezes porque a arte salva, a arte cura, a arte liberta.

A secção de cartoons da revista The New Yorker

Porque nada nos conta mais sobre uma história ou acontecimento do que a liberdade de informação que encontramos num cartoon. Estes são diários, (im)parciais e contam a história do mundo em que vivemos.

O concerto de Nina Simone em Montreux (79)

Para além da beleza, neste dia fez-se história, uma história que insistimos em não ver. Tinhas razão Nina Simone. Aquela banda sonora que acompanha bem com tudo.

Para a semana continuamos. Entretanto desafio-vos a partilharem os lugares felizes que foram encontrando por essa internet fora.

Autor

Sonha em construir uma casa no Trisio. Acredita que sonhar não custa e por isso gosta de ter os pés um pouco levantados do chão.